Crônicas Escolares

Educando Por Princípios

Projeto de Pesquisa Pinóquio 28/10/2009

Filed under: Espaço para Professores — Ana Beatriz Rinaldi @ 14:25

Disciplina: Literatura Educação Infantil
Professora Ana Beatriz
Assunto: Estudo da história de Pinóquio

OBJETIVOS
Inspirar o amor à leitura; desenvolver a criatividade; imprimir gosto literário; apresentar referenciais de caráter; enriquecer o vocabulário; introduzir raciocínio bíblico através dos princípios.
Construir um Projeto Interdisciplinar envolvendo: Geografia, Literatura, História, Português.

INSPIRAÇÃO
Mostrar o boneco de madeira Pinóquio
Perguntar quem já conhecia este boneco

PESQUISAR – DEFINIÇÕES E REFERÊNCIAS BÍBLICAS
Vocabulário:
Esculpir: gravar
Distraído: desviar
Desobediência: não obedecer
Obedecer: executar as ordens de uma autoridade
Contratar: combinar
Mentir: enganar, faltar com a verdade.
Malandros: quem não gosta de trabalhar
Arrependimento: mudar de parecer, sentir muito pelas faltas cometidas.

Biografia do autor Carlo Collodi (1826 – 1890) – anexo

Livro sobre a Itália – local onde nasceu o autor – Coleção Nações do Mundo – Editora Cidade Cultural

Ensinar sobre a Itália:
– capital, costumes, moeda, música, artes, mapa do país, comidas típicas, curiosidades …

Mapa da Europa – levar mapa grande para a classe e mostrar a localização da Itália e seus vizinhos

CONCLUSÃO DA PESQUISA
A pesquisa visa fornecer, primeiramente ao professor, depois aos alunos, dados sobre o livro, a biografia do autor, a localização geográfica da Itália, costumes e cultura do país. Especialmente, como tem sido a expansão do cristianismo e qual o efeito no país.

RACIOCINAR – PRINCÍPIOS DE GOVERNO E OUTROS
Aplicação do Princípio da Individualidade: as nações possuem suas peculiaridades, faz parte do plano de Deus que seja assim. É importante que os alunos saibam que existem outras crianças que embora vivam em países com outros costumes e línguas, precisam da salvação como elas. Este conhecimento de outras crianças vivendo em outros países, é uma oportunidade de despertar os alunos para intercessão. Este importante ministério de intercessão nasce do conhecimento da existência de outras culturas, diferentes, mas necessitadas de Deus.

Em relação à história: Deve ser trabalhado o Princípio de Caráter, já que Pinóquio aprendeu que a mentira nos afasta de Deus e de seu propósito para nós.
Princípio da Semeadura e Colheita: a mentira e sua conseqüência.

RELACIONAR
Assim como Pinóquio se parecia com Gepeto, nós fomos criados “à imagem e semelhança de Deus. Como Pinóquio tinha um corpo de madeira, nós temos corpos de carne e osso, mortais e limitados. O boneco queria ser um menino de verdade e para isso precisava de um milagre. Nós também para sermos imortais precisamos de um milagre. E como acontece este milagre? Através de Jesus que nos perdoa e nos dá a vida eterna.
Temos duas linhas para relacionar a estória com a vida das crianças: uma na questão abordada acima e a outra em relação à mentira com pecado grave que nos afasta de Deus.
Nosso livre arbítrio nos leva a fazer escolhas, as crianças precisam saber que as escolhas que fazemos têm conseqüências. Quando mentimos, colhemos maus frutos.

RECURSOS DIDÁTICOS
– livro das nações – volume Itália
– mapas
– livro do Pinóquio
– boneco Pinóquio
– guia prático da Educação infantil – vestimenta de criança da Itália

ATIVIDADES DE REGISTRO / PROJETOS
Elaboração de um portfólio contendo:
– gravura do pinóquio colorida pelo aluno
– mapa da Itália
– gravura da criança com traje típico italiano
– desenho livre sobre o entendimento da história
Encenação sobre a história
Dia especial da Itália – os pais devem trazer comidas típicas
Montar cartazes sobre a Itália com figuras e curiosidades
Montagem de um mapa tamanho grande com a localização da Europa e Itália
Para alunos de cinco e seis anos: elaboração de um texto coletivo sobre o tema
Para alunos maiores: elaborar texto coletivo sobre o entendimento sobre a história lida
Redação sobre o impacto da história na vida do aluno

About these ads
 

2 Responses to “Projeto de Pesquisa Pinóquio”

  1. Inez Augusto Borges Says:

    Querida Ana Bia

    Que lindo projeto! Quantos detalhes! Quanto entiquecimento será proporcionado ao longo da vivência deste projeto!
    Fui inspirada por ele. Oro para que na educação superior também possamos ampliar as possibilidades de crescimento integral por meio de projetos abrangentes e não apenas ministrar aulas sobre temas isolados.
    Parábéns!
    Um grande abraço

    Inez Borges

    • Obrigada Inez! Realmente tive a oportunidade de aplicar este projeto várias vezes e perceber o quanto as crianças se entusiasmaram com as pesquisas e com a riqueza de assuntos que aprenderam durante o projeto.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.