Crônicas Escolares

Educando Por Princípios

A motivação é importante no processo de aprendizagem? 27/01/2010

Filed under: Espaço para Professores — Ana Beatriz Rinaldi @ 18:41

Após observar por anos as salas de aula, cheguei à conclusão que a motivação é uma das grandes chaves do sucesso de uma boa aula. Aliás, os estudos sobre aprendizagem  desenvolvidos por  Dörney 1998 (apud Brown, 2000), também defendem a importância da motivação.

Você acha que podemos dar o que não temos?

Um professor desmotivado pode motivar um aluno? Um aluno motivado pode motivar um professor?

Você está no grupo de professores que dedicam parte do seu tempo e esforço planejando atividades que vão despertar/motivar o aluno a gostar de aprender?

Quando me refiro à motivação, me refiro a despertar a chama que leva o aluno a desejar saber mais sobre determinado assunto.

Mas como fazer isso?

A escola behaviorista, por exemplo,  acredita que a necessidade é fator de motivação e a satisfação da necessidade é gratificante.

Afinal, por que a motivação pode fazer diferença?

Porque quando um professor se preocupa em elaborar perguntas inteligentes que desafiam o aluno a desejar conhecer as respostas ele esta motivando este aluno.

A pergunta bem elaborada, contextualizada, interessante, é uma forma de motivar. Saber perguntar é uma arte que se aprende.

Saber ouvir o aluno também é uma forma de motivá-lo. Quando você ouve o aluno você está dizendo que o que ele pensa é importante e você se importa. Deixar o aluno perguntar é uma forma de saber o que ele já conhece sobre o assunto e portanto partir desse conhecimento para acrescentar novos conteúdos.

Os desafios são formar de motivação intrínseca. Será que o professor sabe transformar seu conteúdo em um desafio que o aluno precisa vencer?

Os alunos gastam horas sendo desafiados nos games, mas quando chegam à sala de aula, onde está o desafio? Abrir uma apostila pode ser considerado um desafio positivo? Acredito que muitas vezes o único desafio é ficar acordado!

Muitas vezes tenho visto conteúdos serem lançados sem nem mesmo uma explicação do por que é importante saber aquele assunto. Os objetivos da aula nem sempre são claros.

Não pretendo aqui elaborar sobre o assunto, apenas despertar no professor o interesse pelo conceitos de motivação e suas implicações no processo de aprendizagem.

A verdade é que gostamos de participar de uma aula onde estamos motivados para aprender e mal podemos esperar para estar na sala e aprender mais sobre um assunto que nos interessa.

Vamos nos comprometer a gastar tempo com nossos planejamentos e objetivos para que nossas aulas sejam enriquecidas com vários instrumentos de motivação. Perguntar, desafiar, criar necessidades, contextualizar, são apenas alguns instrumentos de motivação, vamos criar muitos outros!

Aceitemos o desafio!

About these ads
 

5 Responses to “A motivação é importante no processo de aprendizagem?”

  1. Denise Fontanar de Quadros Says:

    Ana,
    Sem dúvidas a motivação é algo extremamente importante. Precisamos sim, planejarmos pensando em como depertaremos nossos alunos para receber tal conhecimento, uma vez que estamos ali para isso, ou estaremos enganando a nós mesmos. O próprio Jesus nos deixou este ensinamento, de nos levar a refletir e questionar diante de tantas parábolas, fazendo perguntas, trazendo situações da vivência do povo para que Ele pudesse deixar o seu ensino.
    Este assunto deveria ser descutido em cada escola cristã, principalmete neste período em que estamos iniciando os planejametos para 2010.

    • Denise,
      Concordo plenamente com sua colocação sobre planejarmos nossas aulas para não acabarmos enganando a nós mesmas. Infelizmente muitos educadores não se preocupam com isso. Abs,

  2. eliana flore Says:

    Acredito que a motivação é necessária para que ocorra a aprendizagem, e tive várias experiências positivas, outras negativas, quando justamente me faltava motivação ou quando o aluno estava desmotivado. Aula sem motivação é como uma lampada apagada ou um aparelho que tem tudo em ordem para funcionar , só falta a fonte de energia. Eliana

    • Oi amiga!
      Sempre tivemos muita afinidade pedagógica!
      Já tive o privilégio de assistir suas aulas e você sempre foi brilhante! Bjs

      • Carol Says:

        Não sou professora, mas como Assistente Social e educadora social, exercito a motivação e a arte da reflexão, aprender o saber popular, valorizar cada aluno (pessoa) como único e deixá-lo expressar sua vida e experiência….
        Como mãe, gostaria mto de encontrar professores que motivem, criativos, que entendam o saber social.
        Parabéns Ana pelo artigo. bjos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.