Crônicas Escolares

Educando Por Princípios

Vocabulário e o Desenvolvimento da Criatividade do Aluno 26/11/2009

Filed under: Espaço para Professores — Ana Beatriz Rinaldi @ 12:48

Por que é importante ter um vocabulário rico?

Palavras inspiram idéias, e idéias tem conseqüências (Dra. Elizabeth Youmans)

Certa vez, durante uma aula para uma classe multiseriada, pedi aos alunos que fechassem os olhos por alguns minutos e em seguida me dissessem que palavras vinham em suas mentes. As crianças da classe eram órfãs e, portanto, sem exposição a um ambiente de letramento em casa. As palavras que vinham à mente delas eram simples, restritas ao contexto da sala de aula, como: mesa, cadeira, professora…

Repeti esse exercício em outra classe também multiseriada, mas desta vez em uma escola particular, onde as crianças tinham acesso a livros e seus pais haviam participado em um trabalho sobre a importância da leitura em voz alta em casa. As palavras que vinham à mente das crianças nessa classe eram um mais elaboradas, como: provisão, desenvolvimento, consumo e etc.

As palavras são “tijolos” para construir as idéias. Da mesma forma que quando falta tijolo numa construção física esta pára ou fica deficitária, os pensamentos são limitados pela falta de palavras. Como podemos pensar sem palavras? Como poderemos ter grandes idéias se o nosso vocabulário for pobre? As idéias começam na mente, se a mente não tem “tijolos” adequados para construir idéias, como vamos formar um aluno criativo?


Mas o que acontece se não sabemos a definição correta das palavras? Muitas palavras estão decaídas e precisam ter suas definições resgatadas. Por exemplo, quando ouvimos a palavras sucesso, que imagem nos vem à mente? Será que é de um homem que alcançou plena comunhão com Deus e tem uma vida abençoada, ou de uma bela casa e um carro novo na garagem? Pelas nossas palavras somos justificados ou condenados (Mat. 12:37). Mas será que nos preocupamos em ensinar a definição correta das palavras aos nossos alunos? Será que prestamos atenção no significado e na implicação do que falamos?

Gostaria de desafiar você professor a ser mais responsável no pronunciamento de suas palavras. Fico imaginando um professor que se preocupa em ensinar aos seus alunos uma palavra nova a cada dia. Um professor que incentiva o aluno a ir ao dicionário para aprender a usar as palavras corretamente.

A mesma classe que no princípio do ano tinha palavras pobres em suas mentes e, portanto idéias pobres, no final de um ano de trabalho aprendendo novas palavras a cada semana, foi capaz de definir palavras com profundidade e criatividade. Um menino de 8 anos me disse que entendia o significado da palavra provisão. Provisão para ele era o amor de Deus que o trouxe para aquela instituição e o tirou da rua. Especialmente em relação à Palavra de Deus, se não estiver em nossa mente e coração, como poderemos raciocinar biblicamente?

Muitas vezes falamos como líderes e educadores em Educação por Princípios e em pensar biblicamente. Mas na prática, para que isso seja efetivo e não apenas discurso, devemos ensinar aos nossos alunos a importância de um vocabulário rico e bíblico, e exercitá-los nas palavras. Assim desenvolverão em suas mentes os “tijolos” que permitirão construírem pensamentos bíblicos, para expressão na verdade e transformação de vidas.

Anúncios
 

2 Responses to “Vocabulário e o Desenvolvimento da Criatividade do Aluno”

  1. Nivaldo Says:

    Me lembro de João: No princípio era o verbo… e o verbo se fez carne.

    A palavra ganhou vida e abençou muitos.

    • É isso aí Nivaldo!
      O mundo foi criado pela Palavra e nós, como filhos de Deus, podemos criar idéias e soluções para muitos problemas que afligem nossa sociedade. Mas será que temos vocabulário para isso? Abs.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s